- Área: 2855 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Comex, Fester, NOVACERMAIC, Novaceramic, Rotoplas, Vitro®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aldeia, assentamento, calçada e consciência foram as diretrizes que seguimos para projetar com responsabilidade sabendo que, embora os recursos financeiros do estado nem sempre fluam, o corpo docente poderia estar ocupando cada um dos fundos monetários da melhor maneira, sem esperar pelo total.
Sendo um terreno inclinado (35 graus), a intercomunicação para pessoas com diferentes habilidades motoras foi resolvida por meio de rampas e caminhos, permitindo espaços recreativos com jovens utilizando a infraestrutura para aulas externas ou andar de skate durante as tardes.
Para o nosso projeto, a calçada serviu como uma coluna vertebral, permitindo visuais através do seu percurso que começa a partir dos escritórios dos diretores até terminar com a praça pública e a cidade de Cuernavava ao fundo.
O projeto está previsto para crescer 40%, os tetos nos corredores serão em lona na forma de cones invertidos para captar a água da chuva e acima de tudo visualizar as quedas de água para ajudar a conscientizar sobre os recursos, canalizando-a por corredores, sendo purificada e reutilizada nos banheiros gerais. Além isso, a faculdade não lança lixo na rede municipal.
A temperatura nas salas de aula é resolvida com ventilação cruzada e parede dupla para faces ensolarada. Esta parede é feita com um único tipo de divisória, primeiro colocada de forma estrutural tradicional para o interior das salas de aula e a segunda camada para o exterior construída com os lados posicionados nas bordas do mesmo material, como uma laje, o que permitiu duas texturas diferentes com o mesmo material, especialmente como uma camada dupla em direção às fachadas sul reduzindo o calor no interior.